Por que utilizar o Bootstrap?

19 de maio de 2017Sem Comentários

Por que utilizar o Bootstrap?O Bootstrap é um framework HTML, CSS e JS, criado pelo Twitter para tornar o desenvolvimento front-end mais rápido e fácil. Com ele, é possível utilizar uma série de elementos e componentes em seu site sem a necessidade de se criar novos códigos, como por exemplo, barra de navegação, tabelas, formulários, modais, botões, sliders, entre outros.

Um dos pontos mais interessantes, é que o framework é mobile first, ou seja, seu código é focado inicialmente nos dispositivos móveis, para depois ser pensado nos desktops. Uma tendência do mercado, já que 75% do uso de Internet em 2017 será através de tablets e smartphones.

Como utilizar o Bootstrap?

Para começar a utilizar o framework é simples: basta fazer download dos seus arquivos no link http://getbootstrap.com/getting-started/#download e chamar o CCS (bootstrap.min.css) e JS (bootstrap.min.js). Eles até disponibilizam um template de página como exemplo.

O tempo de aprendizado costuma ser rápido para quem tem noções de HTML e CSS. A documentação encontrada no site oficial é muito bem-feita e é possível tirar diversas dúvidas com uma simples busca no Google.

Quando não utilizar o Bootstrap?

Como a própria equipe que desenvolveu diz, o Bootstrap não é uma solução de design de interface, pois ele tem o seu layout padronizado, dando a mesma cara para todos os sites de desenvolvedores que o utilizam sem uma personalização de layout.

Aqui na duo.me a gente utiliza apenas alguns elementos, de acordo com o layout criado. Nosso favorito é o grid, mas já utilizamos todo o framework, tendo o trabalho de criar um CSS à parte para alterar cores, ícones, formas, etc. Isso vai de acordo com o bom senso, e deve ser analisado projeto a projeto. Muitas vezes as alterações são tantas, que o código fica mais otimizado se for criado do zero.

O Bootstrap também permite você baixar os arquivos com alguns estilos do CSS já customizados: http://getbootstrap.com/customize/

O que esperar da versão 4?

A versão 4.0 alpha está disponível em http://v4-alpha.getbootstrap.com/, com grande melhoria de recursos:

Grid

O grid se tornou mais flexível, prometendo grandes melhorias nos dispositivos móveis. Além disso, finalmente terá suporte para flexbox, que sempre foi muito pedido pelos desenvolvedores.

Plugins

Os plugins foram reescritos com ES6 para melhor desempenho do JavaScript.

IE8

Não será mais prestado suporte ao Internet Explorer 8, para utilizar novidades do CSS 3 sem a necessidade de hacks.

Elementos

Melhorias nos Tooltips e Popovers, que agora estão mais flexíveis e customizáveis.

As barras de navegação vão oferecer um comportamento melhor, principalmente no mobile, e uma personalização mais amigável.

Os blocos, thumbnails e painéis foram removidos dando lugar aos cards. Segundo a própria equipe de desenvolvimento, eles são bem parecidos, mas muito melhores.

Além disso, é possível personalizar ainda mais os formulários, foram criadas classes de margin e padding, as fontes foram substituídas por fontes de sistema, entre outras novidades. É possível acompanhar todas as notícias da versão 4 no blog deles.

Comentários